Get the Flash Player to see this rotator.

Ar Condicionado - Entenda melhor o seu aparelho

O que é ar condicionado?
É um equipamento destinado a climatizar o ar em um recinto fechado, mantendo sua temperatura e umidade controladas.

O que é BTU/h?
Significa Unidade Térmica Britânica por hora. É a unidade mais utilizada no Brasil para se definir a capacidade térmica de um equipamento. 12.000 BTU/h = 1 TR.

O que é TR?
Significa Tonelada de Refrigeração. É a unidade prática de ar condicionado utilizada para equipamentos e sistemas de maior capacidade.

O que é o "Split"?
Split é um sistema constituído de dois equipamentos, sendo estes a unidade evaporadora (interna) e a unidade condensadora (externa), os quais são unidos entre si através de tubulações de cobre. Dependendo da capacidade do sistema, será definida a distância e desnível máximos entre estas unidades. Na unidade interna há a necessidade de um ponto de dreno para o escoamento da água formada pela condensação da umidade contida no ambiente interno.

Qual a vantagem do sistema "Split"?
O split é um sistema que proporciona maior conforto uma vez que a maior parte do ruído ocorre na unidade externa (condensadora), a qual pode ser instalada a uma distância de até 30 metros do ambiente climatizado. Além disso, possui controle remoto sem fio permitindo a operação à distância, garantindo maior comodidade ao usuário. Outra vantagem do sistema, é que ele pode ser instalado inclusive naqueles ambientes onde não seja possível a utilização de aparelhos de ar condicionado convencionais.

O que é unidade evaporadora?
É a unidade que fica no ambiente a ser climatizado. Ela pode ser instalada no ambiente para insuflamento de ar direto ("a plenum"), ou ser conectada a uma rede de dutos para distribuir uniformemente o ar em um ou mais ambientes. Caso fique "a plenum", ela só poderá climatizar um ambiente de cada vez.

Quando dutar um equipamento?

Primeiro deve-se verificar se o equipamento pode ou não ser dutado. Caso o fluxo de ar não tenha pressão estática suficiente, como ocorre por exemplo na maioria dos aparelhos de ar condicionado de janela, não se deve instalar dutos nestes equipamentos. Normalmente duta-se um equipamento quando existem várias áreas necessitando ao mesmo tempo de condições de conforto semelhantes, ou quando há uma área muito grande onde o ar deva ser uniformemente distribuído. A vantagem do sistema dutado é que nele ocorre uma melhor distribuição do ar. A desvantagem é que o controle de temperatura fica restrito a apenas um ponto.

FRC Brasil - RUA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, 108 ÁGUA BRANCA CONTAGEM-MG | TEL: (31)3411-9533 / (31)3088-1270